O Consultório

O Consultório

Filantropia

O Dr. James Burd é o coordenador regional do Projeto Dentista do Bem em Porto Alegre. O Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem (TdB), e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.
Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O Projeto Dentista do Bem conta com voluntários espalhados em 1500 municípios brasileiros, 12 países da América Latina e Portugal. O escritório da TdB faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto (o jovem beneficiado, sua família, a escola, o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.


http://turmadobem.org.br/br

 

Artigo Publicado em MSN Notícias

Dentistas voluntários já atenderam 43 mil crianças e adolescentes carentes no país

ONG brasileira oferece tratamento odontológico gratuito para público de 11 a 17 anos

O sorriso de uma criança costuma ser o maior presente para voluntários de todo o mundo que dedicam parte de sua vida a uma causa. No caso do fundador da ONG Turma do Bem, Fábio Bibancos, a recompensa tem um significado ainda maior: para o dentista, um sorriso bonito é sinônimo também de saúde e fruto direto do seu trabalho. Saber que, neste momento, uma criança que estava com dor será tratada e logo vai voltar a sorrir é o melhor dos resultados, diz.

Em 1995, Bibancos escreveu o livro “Um sorriso feliz para seu filho” acreditando que informar os pais sobre o melhor modo de cuidar da saúde bucal de seus filhos resolveria muitos problemas dentais. Para divulgar o livro, fez uma série de palestras em escolas, e foi aí que percebeu que a educação sozinha não daria jeito. “As mães vinham até mim e diziam: 'tá, doutor, eu entendi tudo... mas o que eu faço com o meu filho?'. As bocas que me eram apresentadas não podiam mais depender apenas da educação. Elas precisavam de uma intervenção urgente. Até porque a grande maioria não tinha condições para comprar sequer escova, pasta e fio dental”, conta.

Então Bibancos começou a atender gratuitamente algumas crianças no seu próprio consultório. Depois, chamou alguns amigos dentistas para fazer a mesma coisa. Assim, em 2002, nasceu a Turma do Bem (TdB). Com a proposta de “fazer pelo outro o que faríamos pelo nosso próprio filho”, a TdB hoje tem 15 mil dentistas cadastrados no projeto, está em mais de 1.300 municípios do Brasil e em outros 10 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela) e Portugal. Para Bibancos, o crescimento da ONG se deve a um fato: “em todo lugar que existe população carente, o acesso a tratamento odontológico é um problema”.

Critérios

O dentista James Burd está na Turma do Bem há cinco anos. Hoje ele é coordenador da ONG na cidade de Porto Alegre (RS). Ele conta que já atendia gratuitamente alguns pacientes quando conheceu o trabalho por indicação de amigos nas redes sociais. Hoje sua função é procurar mais dentistas e ampliar o número de consultas para que mais crianças sejam atendidas.

James procura escolas, ONGs, instituições que tenham relação com comunidades carentes para chegar até o seu público alvo: crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. “Quando fazemos a triagem, as crianças preenchem um questionário socioeconômico, e fazemos uma rápida avaliação da condição bucal de cada uma”. Mas nem todos podem receber o tratamento gratuitamente, é preciso respeitar alguns critérios: os adolescentes que estejam mais próximos do primeiro emprego têm prioridade, depois, os que têm mais problemas de saúde bucal, além do fator socioeconômico.

Os tratamentos oferecidos pela ONG são realizados no consultório de cada “dentista do bem” e têm caráter curativo, preventivo e educativo. Os 43 mil beneficiários do trabalho da ONG são um orgulho para o seu fundador: “Muitos de nossos voluntários são professores, e utilizam essa oportunidade para mostrar a importância social do exercício da odontologia.”

Para receber uma visita dos dentistas do bem, pessoas físícas, instituições, escolas ou ONGs devem entrar no site turmadobem.org.br e solicitar uma triagem. No caso de a TdB não possuir nenhum credenciado na sua cidade, a ONG poderá passar orientações de como procurar atendimento gratuito pelo telefone (11) 5084 - 7276.

 

Vídeos da ONG

LA TIERRA DE LAS FLORES

La tierra de las flores é o sétimo documentário produzido pela TdB. Filmado em 2015, ele conta a história de Fabiola Flores Luna, de 15 anos, que mora em Xochimilco, no México. A menina deixou de sair e ir à escola devido ao problema grave de saúde bucal. O sofrimento de Fabiola era tão grande que um dia pediu a mãe para arrancar todos os dentes e usar uma dentadura.

FICHA TÉCNICA
Argumento: Fábio Bibancos Direção: Leonardo Ganzarolli Roteiro: Caio Leão Edição: Arizona Banda Sonora Original: Daniel Maia Finalização: Casablanca Fotografia: Rapto Radajes Imágens: Rapto Radajes Produção: Fernando Santos, Marina Eid e Jesús Matínez Produção: TdB – Turma do Bem Ano: 2015 Duração: 9’12”

 

 

TÁ RINDO DE QUÊ?

Tá Rindo de Quê? é o sexto documentário produzido pela TdB. Rodado entre 2011 e 2012, ele denuncia a falta de acesso ao kit de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) e como isto se configura num grave problema de saúde pública. O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema. Narrado pelo ator Tarcísio Meira, o documentário inclui cenas de ficção interpretadas pelos atores Angela Dip, Ilana Kaplan, Marcelo Mansfield e Rodrigo Lopez.

FICHA TÉCNICA
Argumento: Fábio Bibancos Direção: Caio Leão e Ligia Feliciano Roteiro: Caio Leão Edição: Nani Garcia Arte: Renata Melleu Narração: Tarcísio Filho Participações especiais: Angela Dip (Leila), Ilana Kaplan (Célia Regina), Marcelo Mansfield (Dr. Otacílio), Rodrigo Lopez (Helinho Stefanello) Equipe Stand Up: Léo Grego (fotografia), Renato Apdo, Dinah Jasmine Friedmann, Vanderlei Sena Siva Fotografia (Goiás): Humberto Bassaneli Trilha sonora sincronizada: Input/Artesonora Produção: TdB – Turma do Bem Ano: 2012 Duração: 12’27”

 

 

LÁ E CÁ

Lá e Cá é o primeiro documentário da TdB em Portugal. Produzido em 2011, com o apoio da Fundação EDP, ele relata a história de Alícia, uma jovem de 12 anos que sofria com problemas dentários gravíssimos e necessitava de uma intervenção profunda e imediata.

FICHA TÉCNICA
Direção: Ligia Feliciano Argumento: Fabio Bibancos Fotografia: André Costa Montagem: Nani Garcia Desenho Gráfico: Amir Admoni Roteiro: Ligia Feliciano e Nani Garcia Produção: Mina Digital Produção Executiva: Caio Leão, Ricardo Correa e Leonardo Ganzarolli Captado em Lisboa e São Paulo Ano: 2011 Formato: 16:9 Duração: 18min.

 

 

FESTA DO BISCOITO

O engajamento de uma Dentista do Bem de Santa Rita de Caldas faz com que outros profissionais da região se mobilizem para aderir ao Projeto DENTISTA DO BEM e atender gratuitamente crianças pobres das cidades de Caldas, Poços de Caldas e Sta. Rita de Caldas, em Minas Gerais.

Realização Produtora Associados e Turma do Bem, Direção João Carvalho, Concepção, Entrevistas e Locução Fábio Bibancos, Produção Geral Leonardo Ganzarolli, Produção Local Viviani Guimarães Barbosa, Fotografia, Câmera Victor Reis, Som Direto Rodrigo Macedo, Edição Rafael Carvalho André Baltrusaitis, Coordenação Produtora Amanda Rossi, Finalização Casablanca, Finalizador André Baltrusaitis, Editor Quantel Henry Vitor Pastana Santana, Produção de Audio e Trilha Sonora Banda Sonora, Dentistas Entrevistados Carmelita Maria Honres, Luiz Antonio da Silva, Geraldo Nascimento Junior, Andreia Cristina de Couto, Danilo Coimbra Assis, Viviane Guimarães Barbosa e Rita de Cássia Rodrigues, Ano 2008, Duração 11’50’’

 

 

BOCADAMATA

O documentário BocadaMata se passa no Estado do Amapá e mostra a dificuldade das crianças em obter tratamento odontológico de qualidade em uma das regiões de mais difícil acesso no país. A pequena Jéssica é a protagonista de uma história de recuperação da auto-estima e da saúde bucal por meio do atendimento gratuito do DENTISTA DO BEM.

FICHA TÉCNICA
Realização BiokamProduções e TurmadoBem, Apoio Teleimage, Direção Andre Ferezini, Concepção e Entrevistas Fábio Bibancos, Fotografia, Câmera e Edição Victor Reis, Som Direto Rodrigo Macedo, Coordenação de Produção Daiz da Silva Nunes (Dentista do Bem), Produção Luciano Teixeira e Leonardo Ganzarolli (Dentistas do Bem), Programação Visual Estudio Colirio, After Effects Diogo Dias de Andrade, Trilha Sonora Guga Bernardo, Produção Musical Marco Boaventura, Realização Trilha Original Produções Musicais, Música de Encerramento ORIKI, Composição Eduardo Agni, Coral Infantil, Dirigido por Mara Campos, Intermediação Digital Teleimage, General Manager Patrick Siaretta, Sup. De Pós Produção e Efeitos Marcelo Siqueira, ABC, Diretor Comercial Jerome Merle, Atendimento Comercial Ariadne Mazzetti, Coord. De Pós Produção Karina Vanes e Mariana Zdravca, Colorista Luciano Guimarães, Assistente de Pós Produção Elton Leandro, Raiser Vargas, Paola Baldi, Efeitos Digitais Ariel Wollinger Marcelo Fernandes e Vanderson Feitosa, Ano 2007, Duração 13’11’’

 

 

DENTE POR DENTE


O primeiro curta-metragem da TdB conta a história de Alex, um garoto pobre e que não sorri devido aos dentes comprometidos. Uma de suas professoras encaminha uma carta para a TdB, e a partir disso sua vida sofre uma reviravolta. O documentário mostra o preconceito contra quem não possui dentes saudáveis.
FICHA TÉCNICA
Realização BiokamProduções e TurmadoBem, Apoio DOCDigital(documentação Radiologia Odontológica) Vitória Hotéis e Método-Prótese Dental, Direção Davi Moori, Argumento e Entrevistas Fábio Bibancos, Edição e Finalização Analke Ferezini e Davi Moori Câmera Rodolfo Figueiredo, Fotos Gilvan Teixeira, Música Eduardo Queiroz Produção Ana Moori e Mauricio de Oliveira Mota, Assistência Geral Leonardo Ganzarolli,
Ano 2006 Duração 6’42’

 

 

BOCA A BOCA


O filme idealizado e produzido pela TdB propõe uma discussão sobre a triste condição da saúde bucal dos brasileiros e de como isso interfere nas vontades mais básicas de quem sofre com o problema, como sorrir, comer e beijar.

No média-metragem é mostrado o impacto da saúde bucal na vida dos brasileiros de maneira humanizada, evidenciando este meio de exclusão e seus desdobramentos. O objetivo é impactar formadores de opinião e inserir o assunto na pauta da agenda de discussões. O documentário conta com participações especiais da atriz Lu Grimaldi e do cantor Guilherme Arantes. O filme foi apresentado em mais de 200 cidades do Brasil, e também na América Latina, em sessões organizadas pelos dentistas voluntários do Projeto DENTISTA DO BEM.
FICHA TÉCNICA
Direção Marcio Werneck, Estúdio ou produtora Divina Imagem Produções, Produtor executivo Luci Mara Modesti Montejane, Diretor de produção Amanda Rodrigues, Roteirista Eliana César, Diretor de fotografia Zé Mario Fontoura, Diretor de arte Maurílio Dias, Paulo Pansani e Sírio Braz, Elenco Lu Grimaldi e Guilherme Arantes, Compositor Guilherme Arantes, Trilha sonora Erico Theobaldo, Editor de som Erico Theobaldo, Montador Cristian Bueno, Cartaz Claudia Liz, Ano 2009, Duração 58min